Biologia Gérman G-4

Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra E.F.M.
3º ano.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Argumentos do evolucionismo - argumentos da anatomia comparada

Quando analisamos as diferentes espécies, observamos semelhanças entre elas. Certas espécies possuem estruturas semelhantes ou membros com a mesma função.

A observação desses caracteres veio apoiar as ideias evolucionistas, uma vez que este facto demonstra uma origem comum (ancestral comum) de diferentes espécies.


ESTRUTURAS HOMÓLOGAS
Estruturas homólogas - Estruturas com um plano estrutural básico semelhante (ossos semellhantes) com um plano de organização igual, sendo provinientes de estruturas com origem embrionário comum. No entanto, apresentam um aspecto diferente e desempenham funções diferentes.

● Portanto, as espécies com estruturas homólogas entre si possuem uma forma estrutural bastante semelhante, como por exemplo o braço do homem e a asa do morcego;
● Estes seres possuem uma posição relativa a outras espécies semelhante relativamente à forma estrutural, ou seja, o local no ser vivo onde se encontram determinadas estruturas homólogas, em espécies diferentes, é mais ou menos o mesmo;
● As diferentes espécies são provenientes do mesmo tipo de embrião.




No entanto, possuem diferentes aspectos e funções. Isso acontece porque as espécies, como vivem em meios com diferentes características, enfrentam diferentes pressões selectivas, pelo que originam aspecto e função diferentes, que transmitem à descendência por resultado da selecção natural.

A evolução divergente é a ocorrência de uma divergência nos seres vivos que habitam diferentes locais (habitats), ficando sujeitos a pressões seletivas tembém diferentes, pelo que possuem aspecto diferente e desempenham funções diferentes, mesmo possuindo um mesmo ancestral.

ESTRUTURAS ANÁLOGAS
Estruturas análogas - Estruturas existentes em seres vivos anatomicamente diferentes, que não provêm de uma estrutura embrionária comum mas possuem funções idênticas.

● Portanto, as espécies com estruturas análogas possuem um padrão estrutural básico diferente, uma vez que a forma das estruturas também não é semelhante;
● Possuem uma posição relativa a outras espécies diferente, relativamente à forma estrutural;
● São provenientes de um ancestral comum muito longínquo.


No entanto, possuem funções semelhantes. Isso acontece porque as espécies, ao viverem num mesmo meio, enfrentam pressões selectivas semelhantes. A selecção natural favorece os indivíduos que desempenham uma dada função num mesmo meio, mesmo que estes apresentem estruturas anatomicamente diferentes.

A evolução convergente e a ocorrência de uma pressão seletiva semelhante em seres que possuem diferentes ancestrais, mas que habitam um mesmo meio (habitat), que faz com que estes possuam funções semelhantes.

ESTRUTURAS VESTIGIAIS
Estruturas vegstigiais - Estas tratam-se de estruturas análogas às que se apresentam bastante desenvolvidas em algumas espécies, mas que, devido ao desuso e, portanto, à falta de necessidade noutras espécies, se atrofia e não se desenvolve.

● Portanto, estas estruturas que apresentam a mesma função nas diferentes espécies (estruturas análogas), apresentam-se desenvolvidas em algumas espécies, mas não noutras, devido ao desuso das mesmas, o que levou à falta de necessidade de as possuir, tendo atrofiado e não se desenvolvido.

No entanto, possuem estas estruturas vestigiais. Isso acontece porque os antepassados das espécies que apresentam estas estruturas vestigiais necessitavam delas. Durante a evolução, estas foram-se tornando desnecessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário