Biologia Gérman G-4

Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra E.F.M.
3º ano.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

NOTA: Religião é fruto da evolução humana, diz estudo.

Um pesquisador norte-americano publicou um artigo na revista científica Nature onde afirma que a religião é um produto da evolução do cérebro humano e que idéias como Deus e comportamentos típicos de pessoas religiosas ocorrem por uma predisposição do cérebro.

Pascal Boyer, do departamento de Psicologia e Antropologia da Universidade de Washington, explicou em seu artigo as formas cognitivas que predispõem o homem a praticar a fé religiosa.

Por exemplo, a tendência a ver Deus como uma figura antropomórfica é explicada pela dificuldade de idealizar e construir uma imagem não física, já que desde criança o homem é habituado a criar figuras semelhantes às reais em sua imaginação.

O pesquisador descreve os rituais religiosos como comportamentos condicionados pelo cérebro humano, classificando-os de comportamentos estereotipados e repetitivos, como os que ocorrem em distúrbios obsessivo-compulsivos, nos quais o fiel acredita ter obrigação de fazer algo por sua crença, mesmo que não traga efeitos reais.

Segundo Boyer, não será descoberto o “circuito do pensamento religioso” ou os “genes da fé”, mas “a religião é um produto da nossa evolução”. “Um dia encontraremos as provas para demonstrar que nossa inata propensão ao pensamento religioso deriva do fato de que nossos antepassados viam nisso uma vantagem seletiva. Pensamentos religiosos parecem ser uma propriedade emergente de nossa capacidade cognitiva padrão”, declarou o pesquisador.

FONTE: ROMA, 22 OUT (ANSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário