Biologia Gérman G-4

Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra E.F.M.
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sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Teoria da Criação

Após serem derrotados na justiça Norte-Americana em suas tentativas de proibir o ensino da Evolução nas escolas, alegando ser ela uma forma de religião, os Criacionistas tentaram convencer o sistema judiciário de que a "Teoria" da Criação também era Ciência, e como a evolução não é definitivamente comprovada, deveria compartilhar seu lugar com o Criacionismo, uma forma alternativa de explicar o fenômeno da vida na Terra.

Uma pequena maioria da população leiga americana concorda que a Evolução deveria dividir o espaço com a Criação nas escolas, uma minoria acha que o correto seria apenas o ensino apenas da Criação, em geral nos estado do Sul. Outra minoria pouco maior crê ser válida apenas o ensino da Evolução.

Já entre a população com alguma formação cientifica o quadro é bem diferente, principalmente nos campos mais relevantes, Biologia, Geologia e Paleontologia. A opinião de que apenas a Evolução é válida é praticamente unânime. Vale lembrar que TODOS os adeptos da Criação são religiosos, em sua maioria das Congregações Batistas.

Por que então os cientistas em sua maioria esmagadora, inclusive alguns religiosos, não aceitam que o Criacionismo seja uma Ciência?

Há mais de um motivo, mas citarei apenas uma resposta, ou melhor, uma pergunta:

Onde está A TEORIA DA CRIAÇÃO?

Uma Teoria, é basicamente um conjunto de formulações e hipóteses que sejam capaz de explicar um certo campo de fenômenos. Ela não pode ter contradições internas, deve ser passível de refutação, se referindo a fatos concretos que possam ser verificados.

A Teoria da Evolução explica todas as etapas da evolução da vida, desde logo após seu surgimento até o Homo Sapiens, apresenta postulados para todos os estágios, estabelece várias Leis como Seleção Natural, Adaptação, Especialização e etc. Ela explica como funcionam as mutações genéticas e como elas poderiam afetar na produção de novas espécies.

A Teoria da Evolução não apenas explica o desenvolvimento da vida, mas é peça chave na Biologia, na verdade toda a Biologia só passou a existir como Ciência plena após a Teoria da Evolução. É ela quem define a categorização das espécies em Reinos e Filos, que organiza a catalogação de todos os organismos vivos. Ela se comunica diretamente com a Geologia, a Paleontologia, a Quimica e Genética. O estudo do ADN a confirma sonoramente em todos os seus aspectos.

A Teoria da Evolução explica por que certas espécies desapareceram, e como outras surgiram, e qual a ligação entre elas. Explica o porquê das espécies serem distintas de acordo com a distribuição geográfica, justifica porque as mais complexas são as mais recentes, explica os orgãos vestigiais, a similaridade com o ambiente, a dinâmica das populações e as relações entre espécies.

Por fim, ainda que ela tenha suas falhas, pelo menos apresenta explicações, e todas coerentes e racionais.

Enquanto isso, o que a "Teoria" da Criação tem a dizer?

Sabemos que ela tem um postulado fundamental, de que todas as espécies vivas surgiram repentinamente já diferenciadas e especializadas, que não houve evolução e que tudo se deu num periodo muito curto de tempo.

Mas ela explica como? Quais são suas Leis? Quais foram os processos fisicos responsáveis por fenômenos tão espetaculares? Quais os mecanismos que explicam a biodiversidade como ela é?

A Teoria da Evolução é um corpo coeso e definido no ramo das Ciências, as divergências dos cientistas se dão em aspectos especificos de seus mecanismos, ou seja, ocorrem nos detalhes.

O Criacionismo por outro lado até hoje não chegou sequer a um consenso básico. Até agora não se decidiram qual a idade da Terra e do Universo.

Alguns são adeptos da Hipótese da Lacuna, de que haveria um lapso de tempo entre a Criação do Mundo e os demais eventos narrados na Gênesis, periodo de tempo esse misteriosamente omitido na Biblia.

Outros acreditam na Teoria Dia-Era, que diz que cada Dia da Gênese se refere na verdade a um periodo de milhares ou milhões de anos.

E há os que assumem a possibilidade dos Saltos, de que haveriam vários lapsos de tempo após cada dia do Gênese e até em outras partes da Biblia.

Sem definir uma data entre 4,5 Bilhões de anos e menos de 12.000, fica muito dificil elaborar uma Teoria sólida.

Também não há consendo sobre se o Dilúvio foi ou não global, o que altera completamente as possibilidades de explicação.

Mas vamos admitir apenas a visão do Criacionismo da Terra Jovem, que insiste em que o Universo teria cerca de 10.000 anos, e que o Dilúvio foi de fato um evento global. Esse é segmento mais expressivo do Criacionismo que se diz Cientifico.

Sabemos que sem uma Teoria muito bem elaborada, capaz de explicar em detalhes todos os aspectos da biodiversidade e da natureza em geral, o Criacionismo não pode ser considerado uma Ciência.

Sabemos também que ele teria que bolar explicações pelo menos residualmente verificáveis, pois milagres divinos não podem ser aceitos como recursos explicativos para problemas, ou não teríamos uma Teoria capaz de nos explicar qualquer coisa em termos científicos.

Pode parecer inacreditável para um movimento que exija tempo igual em aulas de ciência, mas não há nada sequer parecido com uma Teoria Científica no Criacionismo!

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